
O futuro da proteína sustentável – da célula para o prato
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Notícias
O projeto INOVACEL marcou presença no ICAB – 1st International Congress on Algae Biotechnology, com a participação ativa de dois membros da equipa de investigação.
A investigadora Joana Rosa (S2AQUAcoLAB) apresentou os primeiros resultados laboratoriais do projeto, focando-se na substituição do soro animal por soros derivados de microalgas, aplicáveis em culturas celulares in vitro. Esta abordagem inovadora visa promover soluções mais sustentáveis e éticas na biotecnologia alimentar, reduzindo a dependência de produtos de origem animal.
Este trabalho integra-se na fase inicial do projeto, onde estão a ser testadas diferentes formulações de extratos de microalgas, a fim de aferir o seu potencial para suportar o crescimento e a viabilidade celulares.
Pedro Moñino Fernández (GreenCoLab) apresentou, por sua vez, um poster científico onde mostrou uma visão integrada do projeto, detalhando as metodologias laboratoriais em curso, por parte do GreenCoLab. Esta participação contribuiu para divulgar os avanços do INOVACEL junto da comunidade científica internacional, reforçando oportunidades de colaboração e sinergias futuras.
Com este duplo contributo, o INOVACEL reafirma o seu compromisso com uma aquacultura celular mais verde, baseada no uso inteligente e sustentável de microalgas como recurso biotecnológico de elevado potencial.
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Liderado pela NECTON com o apoio do S2AQUAcoLAB e do CCMAR, entre as diversas atividades previstas no INOVACEL, destaca-se a Atividade 2, centrada no desenvolvimento de um soro alternativo à base de microalgas para a agricultura celular, com o objetivo de reduzir a dependência de componentes de origem animal.
Financiado por:
Copyright © 2025 INOVACEL