
O futuro da proteína sustentável – da célula para o prato
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Notícias
O projeto INOVACEL arrancou oficialmente numa reunião que teve lugar a 24 de janeiro de 2025, na Universidade do Algarve. Liderado pela Necton, e com o S2AQUAcoLAB, GreenCoLab e CCMAR, como parceiros, o projeto visa revolucionar o paradigma da produção de proteína animal.
Com uma duração de três anos e um orçamento de 1,3 milhões de euros, o INOVACEL tem como objetivo desenvolver um soro alternativo para a cultura celular, tendo por base microalgas. Esta abordagem inovadora procura eliminar o uso de componentes de origem animal, respeitando os princípios de bem-estar animal, segurança alimentar e sustentabilidade.
Durante a kick-off meeting, foram apresentadas as diferentes fases do projeto, desde a produção da biomassa de microalgas até à formulação de novos meios de cultura e testes com linhas celulares marinhas. Além disso, foram discutidos os desafios técnicos e científicos associados à transição para práticas mais circulares, no contexto da aquacultura celular.
Este projeto, financiado pelo programa Algarve2030 e pela União Europeia, representa um passo estratégico para consolidar o Algarve como referência internacional na inovação biotecnológica azul
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Liderado pela NECTON com o apoio do S2AQUAcoLAB e do CCMAR, entre as diversas atividades previstas no INOVACEL, destaca-se a Atividade 2, centrada no desenvolvimento de um soro alternativo à base de microalgas para a agricultura celular, com o objetivo de reduzir a dependência de componentes de origem animal.
Financiado por:
Copyright © 2025 INOVACEL