
O futuro da proteína sustentável – da célula para o prato
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Notícias
O projeto INOVACEL marcou presença no XVII Seminário da APA – Aquacultores de Portugal, realizado em Olhão, a 16 de Maio de 2025, através da apresentação de um poster científico intitulado: “Sustainability and innovation in cellular Aquaculture: a circular approach with microalgae”.
A investigadora Joana Rosa (S2AQUAcoLAB) destacou o potencial das microalgas como recurso-chave na formulação de meios de cultura celulares mais sustentáveis, substituindo o soro animal por alternativas vegetais e marinhas. Foram ainda discutidas metodologias laboratoriais e estratégias para valorização de efluentes, dentro de uma lógica de economia circular.
O seminário foi uma oportunidade valiosa para divulgar os avanços do projeto junto de profissionais do setor aquícola, investigadores e decisores políticos, reforçando o papel do INOVACEL na construção de uma nova geração de biotecnologias aplicadas ao mar.
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Liderado pela NECTON com o apoio do S2AQUAcoLAB e do CCMAR, entre as diversas atividades previstas no INOVACEL, destaca-se a Atividade 2, centrada no desenvolvimento de um soro alternativo à base de microalgas para a agricultura celular, com o objetivo de reduzir a dependência de componentes de origem animal.
Financiado por:
Copyright © 2025 INOVACEL