
O futuro da proteína sustentável – da célula para o prato
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Notícias
A investigadora Joana Rosa (S2AQUAcoLAB) embarcou numa jornada de campo com a equipa da Real Atunara para observar de perto práticas tradicionais de pesca e avaliar possíveis sinergias com o projeto INOVACEL.
Esta visita teve como principal objetivo estudar oportunidades de integração de subprodutos e biomassa marinha na cadeia de valor da aquacultura celular. A recolha de amostras e observação dos fluxos de resíduos e efluentes da atividade pesqueira podem ajudar a identificar matérias-primas promissoras para formulação de meios de cultura inovadores.
A colaboração com a indústria é outro dos eixos centrais do INOVACEL, que visa promover a transferência de conhecimento entre a investigação e os agentes económicos locais. Esta ação reforça o compromisso do projeto com práticas integradas e sustentáveis, aproveitando recursos locais para criar soluções globais.
A aquacultura celular é uma área promissora que pode vir a revolucionar a forma como produzimos alimentos marinhos.
Liderado pela NECTON com o apoio do S2AQUAcoLAB e do CCMAR, entre as diversas atividades previstas no INOVACEL, destaca-se a Atividade 2, centrada no desenvolvimento de um soro alternativo à base de microalgas para a agricultura celular, com o objetivo de reduzir a dependência de componentes de origem animal.
Financiado por:
Copyright © 2025 INOVACEL